A associação se reuniu ontem, 12 de março, com o novo Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Arthur Cerqueira, e equipes de diferentes secretarias do MME, para apresentar as principais propostas e recomendações da ABSOLAR ao Governo Federal.
Foram abordados temas estratégicos para a geração distribuída (resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), debêntures incentivadas). Além disso, foi falado também sobre geração centralizada (abertura do Mercado Livre de Energia (ACL), constrained-off, autoprodução, acesso à conexão), armazenamento de energia elétrica (leilão de reserva de capacidade, leilão de sistemas isolados, carga tributária) e hidrogênio verde (H2V) – medidas para criação de demanda nacional por H2V, incentivos, carga tributária.
A reunião foi importante para estreitar laços com o novo secretário executivo e apresentar as principais demandas do setor solar e de tecnologias sinérgicas. O secretário foi bastante receptivo e compreensivo aos pontos apresentados pela entidade e colocou o MME à disposição para reuniões futuras de aprofundamento e encaminhamento dos temas discutidos.
A ABSOLAR continuará seu trabalho propositivo e construtivo junto ao MME, para o avanço das prioridades alinhadas nos grupos de trabalho internos, junto aos associados.
Fonte; ABSOLAR