Bandeira

PortugueseEnglishSpanishGerman

ANEEL discute os principais desafios do setor elétrico e do clima em seminário

O evento, promovido pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia, foi realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) participou do 2º Seminário Nacional dos Consumidores de Energia. Com o tema “Energia, Sociedade e Clima”, o evento promovido pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia, foi realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, integrou a mesa de abertura do evento ao lado do presidente da Frente, Luiz Eduardo Barata, e do secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.

Em sua fala, Feitosa pontuou que o desenvolvimento precisa avançar em paralelo com a sustentabilidade. E que, embora o setor elétrico brasileiro tenha desempenhado papel crucial em prol de um progresso mais sustentável (com a ampliação de uma matriz energética majoritariamente renovável), é imprescindível reconhecer que os eventos climáticos extremos não se limitam por fronteiras e afetam de forma mais severa as comunidades menos desenvolvidas.

Para ele, “enquanto o setor elétrico continua a desempenhar sua parte nesse esforço, é evidente que outros setores da economia também devem se unir, não apenas em nível nacional, mas globalmente, a fim de proteger as populações mais vulneráveis no enfrentamento desses desafios que tem se apresentado cada vez em maiores proporções”.

Na ocasião também foi disponibilizado o Subsidiômetro (acesse aqui), ferramenta da ANEEL que detalha os subsídios pagos pelo consumidor na tarifa de energia elétrica. O relatório digital, disponível no portal da ANEEL, conjuga dados fornecidos pelas distribuidoras e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Em sua segunda edição, o seminário reuniu especialistas, representantes da sociedade e formuladores de políticas para discutir soluções que enfrentem as mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que atendam às necessidades dos consumidores de energia elétrica. Dividido em painéis, o evento abordou ao longo do dia temas como: Justiça energética: como garantir energia justa com menos subsídios; Impacto da energia elétrica na vida das pessoas; Clima e energia: como conciliar desenvolvimento econômico e meio ambiente; e Propostas para uma transição energética verdadeira no Brasil.

Também representaram a ANEEL no evento a superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica, Camila Bomfim, o superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Carlos Alberto Mattar e o superintendente de Mediação Administrativa e Relações de Consumo, André Rueli.

 

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Olá! Como podemos te ajudar?