ANEEL libera operação comercial de oito usinas em três estados brasileiros
Juntos, os oito empreendimentos totalizam 237,42 MW de capacidade instalada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou novas unidades geradoras para início de operação comercial a partir desta sexta-feira (20). As unidades que começam a operar comercialmente nesta sexta-feira demonstram o incremento de fontes de geração renovável característico da matriz de elétrica brasileira.
Localizadas no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia, as oito usinas somam 237,4 Megawatts (MW) em capacidade instalada, sendo seis solares fotovoltaicas (226,2 MW), uma eólica (4,2 MW), e uma termelétrica (7,0 MW).
A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA. Ele apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção.
Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis nos painéis interativos. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.