Bandeira

PortugueseEnglishSpanishGerman

Emissões precisam ser reduzidas pela metade até 2030 para limitar aquecimento global

Novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que atual ritmo de ação é insuficiente para combater mudanças climáticas

O atual ritmo de redução de emissões de gases do efeito estufa é insuficiente para combater as mudanças climáticas e limitar o aquecimento global a 1.5 °C, aponta o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidades (ONU).

Conforme o estudo, será necessário acelerar ações de adaptação às mudanças climáticas ao longo dessa década. Ao mesmo tempo, será preciso reduzir de forma rápida e profunda as emissões em todos os setores, cortando o volume quase pela metade em relação aos níveis atuais até 2030.

O IPCC destaca que mais de um século da queima de combustíveis fósseis, combinada com o uso insustentável do solo, elevou a temperatura do planeta em 1.1 °C na comparação com os níveis pré-industriais. Esse cenário resulta em eventos climáticos extremos mais frequentes, que tem causado impactos perigosos na natureza.

“Quase metade da população mundial vive em regiões altamente vulneráveis a mudanças climáticas. Na última década, mortes ocasionadas a enchentes, secas e tempestades foram 15 vezes maiores nesses locais de risco”, declarou uma das autoras do estudo, Aditi Mukherji.

O relatório afirma que há capital global suficiente para reduzir rapidamente as emissões, caso as barreiras existentes sejam reduzidas. A ação de governos, por meio de investimentos públicos e sinais claros a investidores, é essencial para aumentar o volume de aportes em iniciativas climáticas.

Fonte: Portal Solar

 

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Olá! Como podemos te ajudar?