Bandeira

PortugueseEnglishSpanishGerman

MME lança relatório anual do Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos

O trabalho do CTAPME também foi destacado em relatório publicado pela Agência Internacional de Energia, evidenciando o reconhecimento internacional aos esforços do Brasil em relação à transição energética.

medida que o mundo caminha para zerar as emissões de CO2, há grande expectativa em relação à rápida expansão das tecnologias de energia limpa. Neste contexto de sustentabilidade, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, nesta quarta-feira (25/01), o “Relatório Anual do Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos (CTAPME)”.

O documento consolida os resultados das ações do comitê ao longo de 2022, entre elas, as deliberações das reuniões realizadas ao longo daquele ano.  Ainda, atualiza a situação dos 18 projetos habilitados na Política Pró-Minerais Estratégicos em 2021 e apresenta os novos 7 projetos habilitados em 2022.

Na corrida pela tecnologia livre de elementos nocivos ao meio ambiente, o resultado é um aumento real da demanda por minerais e metais como o lítio, o níquel, grafite, cobre, alumínio, elementos de terras raras, entre outros. O Brasil, vale ressaltar, tem a segunda maior reserva de terras raras do mundo, 22 milhões de toneladas, de acordo com o US Geological Survey, Mineral Commodity Summaries/2016.

Rastreador de política de minerais críticos

Outro destaque do CTAPME se refere à Agência Internacional de Energia (IEA), que lançou recentemente o “Rastreador de política de minerais críticos”. A agência realça a necessidade dos governos em implementar políticas e regulamentações eficazes para criar incentivos para empresas ao longo da cadeia de fornecimento de energia limpa.

No documento, a IEA organizou cerca de 200 políticas e regulamentos de 25 países e regiões em todo o mundo, em três temas centrais: garantia contra interrupções no fornecimento; diversificação da oferta de matérias-primas; e incentivo de práticas sustentáveis ​​em toda a cadeia de abastecimento.

No caso do Brasil, a IEA identificou seis normativos brasileiros referentes ao tema, entre leis, decretos e resoluções:

Este levantamento mostra o reconhecimento internacional aos esforços do País em relação à transição energética e aos suprimentos dos principais minerais e metais necessários para essa transição. Com base nos conceitos estabelecidos no Plano Nacional de Mineração (PNM) 2010-2030, elaborado pelo MME, estes minerais e metais estão classificados como minerais estratégicos do País e constam da Resolução nº 2 do CTAPME.

A Política Pró-Minerais Estratégicos busca apoiar os empreendedores para superar os entraves que surgem durante o processo de licenciamento ambiental.

Acesse aqui o Relatório Anual do Comitê Interministerial de Análise de Projetos de Minerais Estratégicos (CTAPME)

Acesse aqui mais informações sobre o CTAPME

 

Assessoria de Comunicação Social do ministerio de minas e energia

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Olá! Como podemos te ajudar?