Quem somos

Como surgiu a Sinergi?

Através do seu fundador e atual Presidente João Garcia Filho, que devido a atividade exercida como produtor rural, tinha a preocupação de promover a tão almejada diversificação de renda no campo, em sua busca por atividades alternativas se deparou com o crescimento do mercado fotovoltaico, o que o levou a indagar sobre a viabilidade da utilização destes equipamentos como fonte alternativa de renda.

Nosso início

A Sinergi Cooperativa teve sua assembleia de constituição realizada no dia 23 de fevereiro de 2019.

Após muitos estudos, e uma medida, em tese favorável, do governo do estado do paraná, a adesão ao convenio CONFAZ 16/2015. Ocorrida no segundo semestre de 2018, que viria a complementar a lei de incentivo ao cooperativismo lei estadual 17.142/12.

À partir daí iniciaram os trabalhos de reunir os interessados em constituir a primeira cooperativa de energia solar do estado do Paraná, o que veio a ocorrer na data já mencionada com 29 associados fundadores sendo 9 diretores.

DESAFIOS

Devido ao pioneirismo proposto pela Sinergi os desafios de desbravar a geração compartilhada no estado do Paraná não foram fáceis, não só a diretoria da cooperativa teve que desenvolver procedimentos administrativos para implantar os tramites junto a distribuidora, conforme prevê a legislação do setor elétrico, como até o presente momento a cooperativa luta pelos diretos do setor principalmente no aspecto tributário que é um desafio não só no cenário nacional, mas principalmente no estado do Paraná, que tem o pior tratamento tributário para as energias renováveis.

CRESCIMENTO

Inerente ao aspecto inovador do modelo de negócios proposto pela Sinergi cooperativa, que permite que pessoas e empresas possam gerar energia de forma independente, o crescimento desta entidade vem sendo exponencial, tendo acumulado um aumento de 500% nos primeiros três trimestres de 2021.

POR MEIO DO COOPERATIVISMO ATENDER CONSUMIDORES CATIVOS DE ENERGIA ELÉTRICA, COMO SE LIVRES FOSSEM.

DEMOCRATIZAR O ACESSO DE TODOS AS ENERGIAS RENOVÁVEIS.

PROMOVER O COOPERATIVISMO, A ECONOMIA COMPARTILHADA COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E FINANCEIRA.

Linha do tempo

2019

Constituição

2020

Conclusão do MVP "minimum viable product"

2021

Parceria com Stella Energia, passando atender todo o território nacional

Nossa liderança

João B. Garcia Filho

Presidente

João Paulo Fagundes

Vice-Presidente

Renato Ribechi

Dir. Jurídico

Wilson Quinteiro

Dir. Financeiro

Renan Rosato

Dir. Operacional

Francisco Martins

Conselho fiscal

Certificações

Faça do planeta um lugar melhor

Av. Bento Munhoz da Rocha Netto , nº 632 Torre Norte – Sala 201 – Zona 7, Maringá – PR, 87030-010

Contato
+55 (44) 3222-1800